Já lavou suas mãos hoje?

"Depois de brincar no chão de areia a tarde inteira, antes de comer, beber, lamber, pegar na mamadeira. Lava uma mão, lava outra". A canção de Arnaldo Antunes fala sobre hábito de higiene fundamental. Manter as mãos limpas evita a transmissão de doenças como diarreia, hepatite e gripe. Essa parte do corpo está em contato direto com o ambiente, assim, a chance de contaminação com vírus e bactérias é maior.

O costume é tão importante que 15 de outubro tornou-se Dia Mundial de Lavar as Mãos. A data foi criada pela Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância). O objetivo é conscientizar a população de que a prática evitaria a morte de milhões de pessoas. Segundo pesquisa, lavar as mãos salvaria a vida de um milhão de crianças por ano em todo o mundo.
Porém, não basta usar apenas água. É preciso passar sabão e esfregar bem. Especialistas explicam que nunca se pode esquecer de fazer a higiene depois de ir ao banheiro e antes de se alimentar e preparar comida.

Unhas - As unhas também têm de ser bem cuidadas. É preciso cortá-las com frequência, sem deixá-las curtas ou compridas demais. Um adulto deve realizar a tarefa. Também é necessário limpar a sujeira que forma embaixo delas todos os dias, pois podem estar contaminadas por micróbios que também causam doenças.

Saiba mais
Lavar as mãos apenas com água não é suficiente para mantê-las limpas e livres de vírus e micróbios. O sabão é o que elimina a gordura e a sujeira, além de deixá-las com cheiro agradável.

Dados da Unicef indicam que a lavagem correta das mãos é costume adotado por menos da metade da população mundial.
Antes de ajudar alguém, cuidar de machucado ou pegar bebês no colo e depois de assoar o nariz, espirrar, tossir, pegar lixo, tocar em animais, limpar as sujeiras dos bichinhos, andar de ônibus ou sair de um local com muita gente deve-se lavar as mãos.

A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda que a lavagem dure de 40 a 60 segundos. É importe lembrar que a torneira deve estar desligada, assim, evita-se desperdício de água.

Nenhum comentário :

Postar um comentário